O seguinte artigo foi publicado a 9 de outubro de 2023 no sítio do jornal Revolution/Revolución, voz do Partido Comunista Revolucionário, EUA (em inglês em revcom.us/en/war-middle-east-real-threat-global-catastrophe-and-urgent-need-prepare-revolutionthree-points e em castelhano em revcom.us/es/la-guerra-en-el-medio-oriente-la-verdadera-amenaza-de-una-catastrofe-global-y-la-urgente-necesidad).

A guerra no Médio Oriente, a real ameaça de uma catástrofe global, e a URGENTE necessidade de nos prepararmos para a REVOLUÇÃO

Três pontos

Primeiro: No centro da atual guerra entre Israel e a Gaza palestina está, em última análise, a inteiramente injusta tomada da Palestina por Israel, com o exílio da maioria do povo palestino, e o domínio opressor de Israel sobre os milhões de palestinos que aí permaneceram. Como deixa claro o artigo “Por trás do confronto entre Israel e Gaza: ‘Violência e terrorismo indiscriminados’ — PERPETRADOS POR ISRAEL E O SEU AMO, O CAPITALISMO-IMPERIALISMO NORTE-AMERICANO” (inglês/castelhano), em matéria da “violência indiscriminada” que hoje os EUA tão ruidosa e hipocritamente condenam, ninguém chega aos calcanhares dos Estados Unidos e do seu leal aliado Israel. O Hamas é uma organização islâmica reacionária, que visa atingir objetivos reacionários com meios reacionários e brutais; contudo, a verdade é que Israel, e por trás de Israel os EUA, causaram e continuam todos os dias a causar danos muito maiores, o que inclui o roubo ao povo palestino da sua pátria e dos seus direitos fundamentais, e o confinamento de milhões de palestinos na prisão ao ar livre que é Gaza. É necessário que todas as pessoas assumam uma posição de oposição aos EUA e ao seu sequaz Israel.

LO BAsico 1:28

Segundo: Esta guerra não é simplesmente uma repetição das guerras israelitas contra Gaza ao longo das últimas décadas — é potencialmente muito mais explosiva. Não sabemos para onde ela se irá encaminhar mas, até agora, nesta guerra os dois lados colidem mais do que no passado; e, ainda mais importante, esta guerra ocorre numa situação mundial de grande agitação. Há a guerra por procuração na Ucrânia entre as potências nucleares Rússia e EUA... e há um crescendo impulso para a guerra entre os EUA e a China, ambos países capitalista-imperialistas. Além disso, países como Israel, o Irão e os Estados Unidos — todos “atores” no conflito atual — estão a ser abalados por crises e conflitos internos sem precedentes. Portanto, é inteiramente possível que esta guerra tenha repercussões para além de Israel, com consequências imprevisíveis. Toda a situação mundial é explosiva. Uma vez mais, não sabemos para onde se irá encaminhar, mas a guerra entre Israel e Gaza poderá, independentemente da intenção de qualquer uma das potências envolvidas, ficar fora de controlo e detonar essa mistura volátil, arrastando outras potências para o conflito e espiralando de maneiras imprevisíveis.

E por que razão iria ocorrer essa guerra mundial mais vasta? Seria para decidir que conjunto de exploradores irá sujeitar o mundo ao seu próprio domínio? Que regime repressivo irá emergir como dominante sobre o que restar do planeta e da sua população? Estes monstros estão dispostos a arriscar o futuro da humanidade para manterem o seu domínio! E isso é apenas uma parte da crise existencial multidimensional que a humanidade enfrenta.

Bob Avakian sobre a crise existencial que Israel enfrenta (vídeo em inglês).

Terceiro: Isto é uma loucura. E é uma loucura — e coisa piores — da tua parte desviares o olhar, encolheres os ombros e disseres: “Não há nada que eu possa fazer em relação a isso”. Por um lado, nós aqui nas entranhas da besta temos a responsabilidade para com os povos do mundo de nos opormos ao que estão a fazer os “nossos” governantes imperialistas.

As Entrevistas de Bob Avakian

De uma maneira ainda mais fundamental, HÁ algo que DE FACTO PODE ser feito num momento em que as coisas a entrar em espiral de uma maneira tão perigosa. No meio desta carnificina e da ameaça de algo muito pior, clama bem alto a necessidade da revolução. Uma revolução total — uma revolução que tenha como objetivo derrubar o sistema do capitalismo-imperialismo e eliminar todas as relações de exploração, todas as relações em que um país ou um povo domina outros países e outros povos e, na realidade, todas as relações em que uma parte da humanidade domina e oprime outra. E fazer esta revolução como parte de uma revolução mundial, para emancipar toda a humanidade.

Uma tal revolução pode parecer-te uma perspetiva longínqua. Mas isso é porque estás a olhar apenas para a superfície. Examina abaixo da superfície e verás que a própria severidade da crise que a humanidade enfrenta faz com que a verdadeira revolução de que precisamos seja mais possível do que normalmente é. E pensa no que uma verdadeira revolução nas entranhas da besta imperialista poderia significar para os povos do mundo! Para descobrires por que essa revolução é mais possível, como aproveitá-la para algo positivo e o que precisas de saber e fazer para compreenderes tudo isso, tens que explorar mais profundamente. Precisas de ir ao sítio revcom.us. E, sobretudo, agora mesmo, precisas de ver As Entrevistas de Bob Avakian (em inglês com legendas em castelhano), que contêm a orientação de que precisamos para compreendermos esta loucura e nos libertarmos dela.

Como disse Bob Avakian nessas Entrevistas:

Não podemos mais permitir que estes imperialistas continuem a dominar o mundo e a determinar o destino da humanidade. E é um facto científico que a humanidade não tem de viver desta maneira — uma maneira totalmente diferente de organizar a sociedade, um mundo inteiramente melhor, é possível.

Principais Tópicos