O seguinte comunicado do Partido Comunista do Irão (Marxista-Leninista-Maoista) foi publicado em farsi (persa) e em inglês no seu sítio internet. A versão em castelhano é da responsabilidade do Grupo Comunista Revolucionário, Colômbia. As versões em inglês e castelhano também estão disponíveis no sítio internet do Partido Comunista Revolucionário, EUA.

O imperialismo estadunidense invadiu o Irão e cometeu um crime nuclear!
Em resposta, ergamos em todo o globo a bandeira da emancipação da Humanidade!

Não à guerra EUA-Israel contra o Irão

Na noite de 22 de junho, Donald Trump, o presidente fascista dos Estados Unidos, anunciou que aviões estadunidenses rebenta-bunkers tinham bombardeado as instalações nucleares iranianas de Fordow, Natanz e Isfahan. Este ato criminoso foi realizado em flagrante violação do direito internacional, que classifica ataques a instalações nucleares como crimes contra a humanidade. Como resultado disso, vastas áreas do Irão poderiam ter enfrentado uma chuva radioativa, ameaçando milhões de vidas através de um massacre em câmara lenta e de uma contaminação a longo prazo que poderia assombrar gerações de iranianos no futuro. Este crime nuclear rebentou mais uma barreira, abrindo a porta a guerras ainda mais catastróficas em todo o mundo. Os EUA, que se tornaram a primeira potência imperialista do século 20 a usar armas nucleares — destruindo as cidades de Hiroxima e Nagasáqui — são agora, no século 21, os primeiros a cometer um crime nuclear ao atacarem instalações nucleares.

Perante esta atrocidade, os povos do mundo devem erguer-se e tornar seu o apelo de Bob Avakian como bússola orientadora para uma luta de massas consciente:

Nós, as pessoas do mundo, já não podemos mais permitir que estes imperialistas continuem a dominar o mundo e a determinar o destino da humanidade. É necessário derrubá-los tão rápido quanto possível. E é um facto científico que não temos de viver desta maneira.
Bob Avakian, 2022

A todas as pessoas com consciência: nestas lutas, não ergam erradamente a bandeira putrefacta da República Islâmica [do Irão], de mentalidade medieval, nem sequer como expressão de solidariedade para com o povo do Irão. Desde há 46 anos que este regime usa as suas brutais forças policiais e militares para reprimir toda e qualquer dissidência e esmagar as aspirações do nosso povo a uma sociedade melhor. Agora, a meio da agressão militar dos EUA e Israel, espalha o terror nas cidades e vilas e mantém os presos políticos vulneráveis e indefesos em cativeiro.

Os crimes de Israel e dos EUA nunca devem ser usados para justificar o apoio à República Islâmica. Uma tal posição só trai o povo do Irão e as suas esperanças de um futuro livre tanto do imperialismo como do regime reacionário da República Islâmica. Em última análise, esse tipo de “solidariedade” acaba por beneficiar Israel e os EUA. Em vez disso, é necessário erguer as bandeiras vermelhas da emancipação — bandeiras engalanadas com a estrela brilhante da resistência e da solidariedade. Que estas simbolizem um mundo unido em luta contra o imperialismo e os regimes reacionários nascidos do ventre da ordem capitalista-imperialista.

Nós, os povos do mundo, devemos romper ousadamente com um sistema cujo sangue vital é a guerra e a devastação, um sistema que destrói as vidas de centenas de milhões de pessoas em todo o planeta. Temos de lutar por um modo de vida radicalmente diferente: por sociedades com fundações económicas totalmente novas, governadas por estruturas políticas radicalmente transformadas e configuradas por relações humanas emancipadoras; sociedades em que a satisfação das necessidades essenciais e o cumprimento das maiores esperanças da maioria da humanidade sejam a sua própria razão de ser e o seu modo de existência.

Marchemos em frente na construção de uma ampla e crescente unidade, dentro do Irão e a nível internacional, contra a guerra de agressão levada a cabo pelos EUA e por Israel e lutemos juntos pela criação de um Irão livre tanto do imperialismo como da República Islâmica.

Aos povos do mundo: juntem-se a nós para alcançarmos esta visão revolucionária. Mantenham-se ombro a ombro com o povo do Irão em solidariedade internacional!

Partido Comunista do Irão (Marxista-Leninista-Maoista)

22 de Junho de 2025

Principais Tópicos