Do sítio do Revolution/Revolución, voz do Partido Comunista Revolucionário, EUA (em inglês a 15 de agosto de 2025 e em castelhano a 17 de agosto de 2025).
Chegou o momento para... DERRUBAR o REGIME FASCISTA DE TRUMP
A partir de 5 de novembro de 2025, Washington DC
Artigo republicado do sítio da organização Recusar o Fascismo, RefuseFascism.org.
O fascismo não é uma ameaça que se está a aproximar. Paira sobre nós, mas já.
A única esperança da humanidade é que milhões de pessoas decentes nos Estados Unidos se ponham de pé. Não podemos esperar por umas eleições manipuladas no futuro. Temos de expulsar do poder o Regime Fascista de Trump.
A partir de 5 de novembro, primeiro aniversário da eleição de Trump, inundemos Washington DC com protestos não-violentos. Cerquemos a Casa Branca. Cerquemos o Capitólio. Cerquemos o ilegítimo Supremo Tribunal repleto de fascistas. E regressemos uma e outra vez. Por todo o país, recusemo-nos a obedecer. Todas as pessoas de consciência, milhões de nós todos juntos, façamos parar a máquina do regime fascista.
Não paremos até Trump ser afastado.
O Regime Fascista de Trump é ilegítimo. O que ele está a exigir que nos tornemos é pouco escrupuloso. Em todos os níveis da sociedade, em todas as instituições, dezenas de milhões de nós sabemos isso até aos ossos. Se ousarmos, podemos derrotar um horror que ameaça a própria sobrevivência da humanidade. Se nem sequer tentarmos fazê-lo, as futuras gerações — se existirem — nunca nos irão perdoar.
O Regime Fascista de Trump tem vindo a triturar o estado de direito. Zomba do sistema legal. Faz desaparecer imigrantes e outras pessoas de pele mais escura em campos de concentração brutais. Ressuscitou agressivamente a supremacia branca genocida. Reverteu não só as conquistas dos anos 1960, como até as da Guerra Civil e da Reconstrução. Escraviza as mulheres através da brutalidade e da sufocação da maternidade forçada. Apaga as pessoas LGBT. Espezinha os direitos democráticos. Viola a lei internacional. Mobiliza ilegitimamente as forças armadas em solo dos EUA. Agride e ameaça políticos e juízes. Abre o caminho a um terror sem limites contra o povo. Acelera o colapso climático. Faz cortes na ciência e na saúde, o que poderá custar milhões de vidas. Mina o acervo de conhecimentos da humanidade. Destrói a verdade. Afoga a racionalidade. Subjuga as artes à crueldade e à conformidade do fascismo. Tem como alvo tudo o que é decente, moral e bom. Tudo isto ao sabor dos caprichos de um tirano lunático e vil.
Esperar até que tudo isto passe não é mais que uma ilusão. Cada acomodamento — mesmo que em nome de preservar alguma capacidade de fazer algum bem — só alimenta a exigência do regime a uma cada vez mais servil submissão. Cada capitulação — das universidades, dos escritórios de advocacia, das agências — só alimenta a sua voraz sede de refazer toda a sociedade à sua grotesca imagem.
Isto é FASCISMO. Uma forma diferente de governo brutal. Não é possível acomodarmo-nos a ele. É necessário derrotá-lo.
As eleições ocorrerão demasiado tarde. Além disso, nenhuma pessoa honrada pode crer que o tirano que instigou e depois perdoou os golpistas de 6 de janeiro respeite umas eleições que venha a perder.
Mas há uma saída.
Temos vindo a protestar. Manifestámo-nos. Defendemos os nossos vizinhos do ICE [agência de imigração e fronteiras]. Denunciámos um genocídio. Alguns de nós demitiram-se ou fizeram revelações a partir de dentro. Isto mostra que somos milhões. Somos muitos mais do que eles. Agora temos de elevar tudo isto para um outro nível. Temos de direcionar tudo isto e muito mais para a única coisa que realmente está à altura da ameaça existencial que a humanidade enfrenta:
É necessário expulsar do poder todo o regime fascista de Trump!
É Possível Fazê-lo. Recusando-nos a entregar o futuro e a nossa humanidade a um maníaco fascista vingativo. Com milhões de pessoas erguidas em protestos e resistência massivos, implacáveis e não-violentos. Desafiando os ditames fascistas e recusando-nos a acatá-los. Saindo dos empregos e das escolas. Paralisando tudo. Usando destemidamente as nossas plataformas e a nossa influência para inspirarmos e desafiarmos outras pessoas a que se juntem a nós.
Fazendo tudo isto dia após dia. Regressando com mais força perante os ataques e a repressão. Unindo-nos sem nos dividirmos, com muitos pontos de vista e origens. Fomentando um espírito coletivo de coragem e justa ira. Dispostos a nos sacrificarmos pelo bem maior de derrotar este fascismo.
Começamos agora. Na quarta-feira 5 de novembro, vindos de todos os cantos dos Estados Unidos, iremos inundar Washington DC. A partir desse dia, não iremos parar até que o regime seja afastado.
A história está repleta de exemplos em que as pessoas que tinham a razão do lado delas lutaram contra enormes obstáculos e triunfaram. E também está repleta de exemplos em que as pessoas esperaram passivamente que as coisas passassem, só para serem engolidas por um horror para além do que jamais poderiam imaginado.
O futuro não está escrito. O QUE O FUTURO NOS RESERVA APENAS DEPENDE DE NÓS.
Em nome da humanidade,
RECUSAMO-NOS a aceitar uns Estados Unidos fascistas!
O REGIME FASCISTA TRUMP TEM DE SE IR EMBORA — JÁ!
Iniciado pela Recusar o Fascismo e dando as bem-vindas a todos
Vai a RefuseFascism.org para te comprometeres já a participar no protesto não violento e incessante em Washington DC.
Regista-te em RefuseFascism.org.
Mais informações em RefuseFascism.org e @RefuseFascism ou @refusefascismdmv.