Reproduzimos aqui um comunicado do Gabinete de Informação do Movimento Revolucionário Internacionalista (MRI), publicado no n.º 1135, de 20 de Janeiro de 2002, do jornal Revolutionary Worker/Obrero Revolucionário, voz do Partido Comunista Revolucionário, EUA (revcom.us/a/v23/1130-39/1135/rim_info_nepal.htm em inglês e revcom.us/a/v23/1130-39/1135/rim_info_nepal_s.htm em castelhano):
A guerra popular no Nepal entrou numa nova etapa
A guerra popular no Nepal entrou numa nova etapa em que enfrenta o mais sério e concentrado ataque efectuado até agora pelas classes reaccionárias. Após o colapso das negociações entre o Partido Comunista do Nepal (Maoista) e o Governo Real do Nepal no fim de Novembro, o primeiro-ministro Deuba revelou a natureza reaccionária do seu governo ao ordenar ao Exército Real do Nepal que atacasse as forças armadas sob a direcção do PCN(M). Ao mesmo tempo, também foram introduzidas medidas draconianas contra os direitos do povo do Nepal e de toda a oposição política.
Sob a direcção do Presidente Prachanda, o PCN(M) tem conduzido as massas do país a enfrentar os novos desafios da revolução. As forças sob a liderança do PCN(M), agora organizadas a um nível mais elevado e determinado com o nome de Exército Popular de Libertação, responderam com duros golpes contra o exército inimigo.
Por todo o país, a consolidação do poder político popular conseguiu novas vitórias e foi anunciada ao país e ao mundo uma direcção nacional intitulada Conselho Popular Revolucionário Unido, presidido pelo Camarada Baburam Bhattarai.
O inimigo foi duramente atingido e tem golpeado em todas as direcções na esperança de recuperar as suas posições perdidas. Houve numerosos incidentes de massacre de civis inocentes. Várias potências imperialistas e reaccionárias foram céleres a oferecer a sua ajuda política e militar à classe reaccionária dominante, temendo o poderoso exemplo que a revolução no Nepal está a fornecer à região da Ásia Meridional e ao mundo, numa altura em que foi proclamada pelo mundo inteiro uma cruzada contra o "terrorismo" destinada a manter o sistema imperialista.
Neste importante momento de encruzilhada da guerra popular no Nepal, é importante que o Movimento Revolucionário Internacionalista e os seus partidos e organizações reiterem o seu total apoio à luta que os nossos camaradas no Nepal estão a empreender, e a nossa confiança na sua vitória final.
Glória à guerra popular no Nepal!
Abaixo a monarquia reaccionária do Nepal!
Em frente por uma República de Nova Democracia!
Gabinete de Informação do Movimento Revolucionário Internacionalista
31 de Dezembro de 2001