32º aniversário do movimento revolucionário de 1974/75:

Arraial Popular do 25 de Abril no Largo do Carmo

Pelo 3º ano consecutivo, várias dezenas de associações e grupos culturais organizam na véspera do dia 25 de Abril um Arraial Popular para marcar o golpe militar que em 1974 abriu caminho a um poderoso movimento revolucionário de massas que pôs em causa a estrutura da sociedade capitalista em Portugal e deu esperança a milhões de oprimidos no nosso país e em todo o mundo.

Há 2 anos, no 30º aniversário do início desse movimento revolucionário, um pequeno punhado de grupos mobilizou-se para construir uma alternativa às anódinas comemorações oficiais que, do PSD ao PS, PCP e BE, marcavam a data com festarolas e música, esquecendo o que realmente significaram esses anos para o povo português. E isso sobretudo nesse ano de 2004 em que a burguesia tentou roubar o "R" à Revolução, transformando-a em mera "Evolução".

O número de grupos envolvidos no Arraial tem aumentado de ano para ano e, embora essa abrangência acabe por implicar alguma tendência para diluir o seu carácter mais abertamente político, continua a ser uma importante oportunidade para a divulgação de ideias revolucionárias, com uma audiência mais aberta a discutir os problemas da sociedade e do mundo.

O Arraial do dia 24 está programado para começar às 17h, com a abertura das bancas dos vários grupos participantes, de divulgação de literatura, música, filmes, artesanato, gastronomia étnica e outros materiais. Às 19h começa a animação cultural com poesia, dança, teatro, música de rua, música tradicional e muito hip-hop.

A Associação ABRIL é o principal grupo organizador, em colaboração com 28 outros grupos, incluindo a Associação de Solidariedade com a Galiza, a Associação José Afonso, a Associação Solidariedade Imigrante, o Colectivo Mumia Abu-Jamal, o Movimento "Não Apaguem a Memória", o Palco Oriental, o SOS Racismo, o Tribunal Iraque, a UMAR e os Unidos de Cabo Verde.

16 de Abril de 2006


Fotos do Arraial de 2005

(Clique nas fotos para as ver aumentadas)


Preparando o palco

Grande actividade nas bancas

Hip-hop no palco

Muita animação pela noite fora
Principais Tópicos